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Tessituras do Cuidado: as condições crônicas de saúde na infância e adolescência
Com o objetivo de compreender como se constrói o cuidado às condições crônicas na infância e na adolescência em hospitais de média e alta complexidade, a psicóloga e sanitarista Camila Aloisio Alves estudou as relações entre crianças e adolescentes com doenças crônicas, seus familiares e profissionais da saúde, em ambientes de internação (neonatologia, pediatria e cirurgia pediátrica). 
 


Vencer silêncios e aprender em companhia
O propósito deste trabalho é explorar a influência de crianças e jovens que, a par com outros atores em espaços institucionais, se vai manifestando na aprendizagem ao longo da vida dos profissionais de saúde e educação a fim de dar relevo a como as histórias singulares de crianças, jovens ou colegas de trabalho contribuem para a sua formação, através dos encontros e experiências vividas, evidenciando a sua voz como tais histórias ganham sentido durante o ato de narrar sobre o que viveram e aprenderam no curso de suas experiências de trabalho.

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Cuidar e aprender com as crianças em e educação e saúde - Narrativas e(m) formação
Neste texto partilha se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas b iográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde.
 
Histórias de vida e esclerose múltipla: trabalho biográfico e formação de paciente expert na França
Este artigo apresenta os resultados de um trabalho de acompanhamento de um grupo de seis doentes que sofrem de esclerose múltipla durante uma formação de paciente expert na França e mostra os efeitos do uso da história da vida como uma ferramenta para explorar experiências pessoais e interpessoais dos doentes.
 
As condições crônicas de saúde na infância e adolescência e as redes de atenção à saúde
O objetivo do artigo foi explicitar as redes de apoio socio assistenciais construídas e/ou acionadas pelas necessidades de cuidado às crianças e adolescentes com condições crônicas de saúde.
 
O cuidado na atenção primária à saúde: preliminares de um estudo comparativo Brasil/Canadá
O texto aborda os processos de constituição e institucionalização da Atenção Primária à Saúde no Brasil e no Canadá; os pontos de interseção e de distanciamento entre os dois países; e a inserção profissional dos fisioterapeutas brasileiros e canadenses nas equipes multidisciplinares.
 
A gestão do processo de trabalho da enfermagem em uma enfermaria pediátrica de média e alta complexidade: uma discussão sobre cogestão e humanização
O artigo analisa o cotidiano da gestão do trabalho de enfermagem numa enfermaria pediátrica de média e alta complexidade.
 
Desafios da humanização no contexto do cuidado da enfermagem pediátrica de média e alta complexidade
O presente artigo analisa as situações e contextos que propiciam ou dificultam as relações de acolhimento e autonomia.
 
Vulnerabilidades no uso de métodos contraceptivos entre adolescentes e jovens: interseções entre políticas públicas e atenção à saúde
O artigo discute situações de vulnerabilidade no uso de métodos contraceptivos nas relações afetivo-sexuais na adolescência e juventude.
 
Perfil de gestantes e nascidos vivos em uma unidade de referência: uma comparação com o município do Rio de Janeiro através do sistema de informação sobre nascidos vivos e o sistema de informação hospitalar
O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil das gestantes e dos nascidos vivos atendidas no Instituto Fernandes Figueira (IFF).
 
Análise coletiva de acidentes de trabalho: dispositivo de intervenção e formação no trabalho
O artigo apresenta a Análise Coletiva de Acidente de Trabalho, desenvolvida pela Comissão de Saúde do Trabalhador do Hospital dos Servidores do Estado.
 
Estrutura de maternidades do Sistema Único de Saúde do Rio de Janeiro: desafio à qualidade do cuidado à saúde
Objetivo do artigo foi avaliar a estrutura de maternidades pertencentes ao SUS do Estado do Rio de Janeiro.
 
L’expérience du soin auprès d’enfants malades chroniques : entre vécu, épreuves et formation
Afin de comprendre comment se construisent les soins prodigués aux enfants malades chroniques, une recherche qualitative de type microsociologique a été menée à Rio de Janeiro, Brésil, dans deux hôpitaux spécialisés. Cet article présente les résultats de l’analyse d’entretiens semi- directifs conduits auprès de professionnels. Les objectifs de l’étude ont été de réfléchir, d’analyser et de comprendre les épreuves vécues résultant de la prise en charge d’enfants malades chroniques et d’explorer les composantes expérientielles et formatrices de leurs pratiques quotidiennes. Les résultats montrent que la souffrance éprouvée au cours de la maladie chronique chez les enfants constitue des expériences éprouvantes pour les professionnels de santé. La prise en charge et l’accompagnement de ces patients demandent à la fois des connaissances techniques pour maîtriser les outils et les technologies du soin, et des compétences relationnelles singulières du fait des interactions intensives avec les enfants et leur entourage.